Afinal, o que é ZPE?


Pelo que se diz (e eu acredito) a ZPE - Zona de Processamento de Exportações - pode ser um marco no processo de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

Junto com o Aeroporto de São Gonçalo, este novo distrito industrial voltado para exportações vai gerar uma quantidade inestimável de empregos diretos e indiretos.

A vinda de empresas, indústrias, negócios e tudo o mais... para cá resultará em um pólo econômico comparável aos que existem em estados e países bem desenvolvidos.

A redução da pobreza, da violência e de outras mazelas provocadas pelo desemprego e falta de oportunidades é o efeito mais imediato e mais importante de pólos estruturados como este.

Precisamos reforçar nossa luta, juntar forças ao Governo do Estado (independente de questões partidárias, já que se trata de um projeto de Estado - não apenas de Governo) e, para isto, nada mais necessário do que CONHECER BEM o que está se discutindo. Como funciona, o que é de fato e de que forma poderemos nos inserir, buscar oportunidade... neste grandioso projeto.

Visando contribuir para difusão do conhecimento sobre o assunto, exponho aqui a apresentação feita pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico em reunião de Governadores para discutir do tema, que mostra os conceitos básicos, o funcionamento na prática e o atual estágio das ZPE`s no RN e no Brasil.

Obs: se possível, deixe seu comentário e sugestão sobre o tema.


Reactions: 
blog comments powered by Disqus